Resenha-O-Mundo-de-Sofia

(Resenha) O mundo de Sofia – Jostein Gaarder

Sinopse: O Mundo de Sofia – Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. 

O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países onde foi lançado. De capítulo em capítulo, de “lição” “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

 

Título: O Mundo de Sofia                            O_MUNDO_DE_SOFIA_1354386531B                      Autor: Jostein Gaarder
Editora: Companhia das Letras                                                     Nº de Páginas: 551
Resenha:

Sempre achei que O mundo de Sofia devia ser um livro muito chato, até que um dia me peguei em um desafio literário tendo que ler algo do autor e acabei escolhendo O dia do curinga, devido ter me identificado mais com a sinopse, e ele superou minhas expectativas. Desde então quis muito ler O mundo de Sofia e finalmente consegui comprar e ler.

A trama gira em trono da protagonista Sofia, uma menina de 14 anos que um belo dia se depara com dois envelopes na sua caixa de correio, um era para ela refletir sobre a origem do mundo e da vida e o outro era um cartão-postal destinado a Hilde, que Sofia nem imaginava quem poderia ser. Sofia passa a receber frequentemente bilhetes e logo eles viram um curso de filosofia que são enviados por um misterioso homem chamado Alberto Knox.

Sofia fica fascinada ao descobrir esse maravilhoso mundo da filosofia. Os cartões postais para Hilde também não param de chegar, dando um ar de suspense à trama. Sofia descobre que a tal Hilde faz aniversário no mesmo dia que ela e que também fará 15 anos, através dos cartões postais enviados pelo seu pai que está na guerra.

O leitor tem conhecimento do conteúdo integral das cartas que Sofia recebe do curso de filosofia, e vai aprendendo junto com ela sobre muitos dos grandes pensadores da humanidade, dos mais antigos aos contemporâneos, o curso é realmente maravilhoso, é um livro com um enorme conteúdo de aprendizado e que fará o leitor refletir bastante, mas sem ser maçante e sempre intercalando com os mistérios da trama.

Um livro delicioso de ler, nada de ler com pressa pois esse livro é para ser apreciado em cada detalhe. Eu amei esse livro e me arrependo de não ter lido antes, já virei fã do autor, perfeição do início ao fim, desfecho sensacional.

ESTRELAS5

escrito por Danielle Peçanha

Danielle Peçanha

33 anos, casada, livros fazem parte da sua rotina. Também ama música, filmes, seriados e estar com a família e amigos.

5 comentários sobre “(Resenha) O mundo de Sofia – Jostein Gaarder

  1. Diana says:
    avatar

    Oi Daniele, eu já não me identifiquei muito com o livro a premissa não me traiu muito, porém gostei de ler a sua empolgação durante a leitura e sua surpresa em ter gostado tanto dela… é muito bom quando um livro nos surpreende e nos engrandece não é mesmo? Xero!!!

  2. Dani says:
    avatar

    Oiiiiiiii
    Eu sempre vi esse livro em livrarias mas nunca me atrevi a ler. Até porque filosofia é um assunto que não me pertence.

    Adorei sua resenha

    Dani (A Estante do Manuel)

Deixe um comentário